Muitas pessoas tem medo do tratamento de canal hoje em dia, geralmente por já terem ouvido alguma história “assustadora” de alguém que sofreu com este tratamento. Mas na verdade o tratamento de canal é muito mais tranquilo do que parece.
Nossos dentes possuem nervos e vasos sanguíneos dentro deles, que descem pela raiz até o seu final. Quando por algum motivo (cárie, fratura, doença periodontal) este nervo é afetado, ele entra em decomposição, liberando gases ou pus que geram dor e inchaço.
O cirurgião dentista usa um conjunto de limas para remover todos estes restos de elementos. Usando um anestésico (e há casos que nem é preciso o uso dele!) o tratamento é indolor. Em alguns casos de dentes com grande inflamação, tratamos primeiramente esse sintoma para depois iniciar o canal.
Após termos limpado todo o interior do dente este espaço é preenchido com um cimento odontológico que lacra todo o canal e impede qualquer desenvolvimento posterior de bactérias que podem trazer de volta todo o processo infeccioso.
O tratamento de canal é extremamente importante, pois quando um dente necessita este tipo de procedimento a escolha é cuidar ou extrair. E já sabemos a importância de cada dente para a harmonia de nossa saúde.
Tem algum dente que precisa tratar o canal? Pronto, pode ir sem medo! Afinal de contas, nada como preservar nossos próprios dentes e manter a saúde em ordem. 😀
Imagem: Google imagens