Bruxismo é o nome dado ao ato de ranger, ou apertar, os dentes.
É um hábito prejudicial à saúde pois provoca danos dentais, aos tecidos moles (gengiva, ligamentos) e até à articulação da mandíbula com o crâneo (ATM).
Muitas vezes, as pessoas que o possuem nem percebem diretamente, pois na maioria dos casos ele ocorre durante o sono. Por isso a importância do parceiro(a) comentar caso perceba um som característico do rangido de noite.
Os principais sinais e sintomas são:
- Contrações rítmicas dos músculos da mandíbula;
- Ranger dos dentes;
- Músculos da mandíbula apertados ou doloridos;
- Estalo ou clique quando você mexe a articulação da mandíbula;
- Dor por um período prolongado nos músculos da face;
- Dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida;
- Dor de cabeça;
O tratamento na maioria dos casos é a confecção de uma placa de mordida, usada durante o sono. Ela tem a função de dividir toda a pressão da oclusão de forma igual, aliviando a força que retornaria à ATM e protegendo os dentes do desgaste ou de fraturas.
Outro passo importante é procurar diagnosticar o que está causando o bruxismo, muito relacionado ao stress. Melhorar a qualidade de vida, hábitos mais saudáveis, tratamento psicológico, exercícios, são de grande importância para não tratarmos apenas os sintomas, mas também a causa.
O dentista irá acompanhar o caso, que pode durar um curto tempo de uso da placa ou por um período mais prolongado, porém que pode melhorar totalmente a qualidade de vida da pessoa que sofre deste mal.
Contribuição: Andressa Caroline