Por quê não devo ficar com um dente faltando na boca?
Nossos dentes se mantém em posição quando estão em contato, com seus vizinhos e os de cima com os de baixo. Quando perdemos um dente começa a ocorrer uma movimentação: os dentes do lado se inclinam para o espaço e os de cima descem, ocasionando um desarranjo em nossa mordida.
Isso, além de prejudicar a mastigação também pode gerar dores de cabeça ou na articulação da mandíbula com o crânio (ATM).
Por quê fazer um implante dentário?
Este tratamento é o melhor modo de repor um dente perdido por alguns motivos:
Primeiro – é apoiado diretamente na estrutura óssea da pessoa, devolvendo a força de mastigação semelhante a do dente natural.
Segundo – repõe o dente perdido sem que seja necessário desgastar os dentes vizinhos ao espaço, como acontece com a prótese fixa (chamada de ponte).
Terceiro – no caso de implantes e coroas unitárias a escovação e uso de fio dental é normal, como nos dentes naturais. Assim não temos que tirar a prótese para limpa-la (peças móveis) ou passar o fio para limpar por baixo (próteses fixas).
Quarto – é a prótese que tem a melhor estética na maioria dos casos.
E estes são apenas alguns pontos positivos do implante dentário.
Quem pode fazer implante?
A cirurgia de implante não é mais complicada do que uma extração dental. Os impedimentos são praticamente os mesmos que impedem uma pessoa de realizar uma cirurgia (doenças crônicas descontroladas, pressão descompensada, dificuldade de coagulação, etc) ou um suporte ósseo com pouca estrutura no local.
Neste último caso ainda pode ser possível um tratamento com enxerto ósseo que reponha a espessura ideal na região.
É sempre importante uma avaliação pelo profissional e mesmo ele terá uma noção melhor após pedir um exame específico, a tomografia óssea da região, onde conseguirá precisar a altura, espessura e possíveis deformidades no local.
Sai caro?
O valor do implante é geralmente maior do que uma prótese fixa ou móvel pela tecnologia envolvida nos pinos de titânio que promovem uma ligação perfeita junto ao osso humano. Além disso, envolve um ato cirúrgico que precisa ser bem executado por um profissional capacitado. Porém, hoje está muito mais acessível do que há alguns anos atrás e muitas clínicas dividem bem os pagamentos proporcionando o alcance a todas as classes.
Há outras opções?
Caso não seja possível realizar a cirurgia ou a pessoa prefira outra alternativa sempre é possível melhorar nossa oclusão ou a estética do sorriso. Próteses fixas ou móveis, hoje, chegam a um resultado muito satisfatório e ter um sorriso mais bonito é cada dia mais a escolha da maioria das pessoas.