Sim, todos queremos ter dentes mais bonitos e um belo sorriso hoje abre portas. Porém, cuidar apenas da parte estética e se esquecer da saúde básica é como pintar paredes e colocar belos lustres em uma casa onde o alicerce está ruindo. Tudo pode vir abaixo!
O periodonto é tudo que está em volta do dente: gengiva, ligamento (que segura o dente ao osso) e estrutura óssea. É uma região muito sensível e a qualquer agressão (as mais comuns, a placa e o tártaro) começa a se desorganizar. A gengiva inflama (gengivite) e sangra começando a se afastar do que a agride, se movendo e expondo a raiz do dente. O osso, para não aparecer também foge da agressão, diminuindo a fixação do dente e o deixando com mobilidade.
Caso este processo não seja interrompido podemos perder um dente permanente como se fosse um “de leite”.
Além disso uma sensibilidade grande passa a ocorrer, pois a raiz de nosso dente é o lugar mais sensível a estímulos (frio, quente, escovação, doce…).
Por tudo isso é de grande importância remover os tártaros com raspagens e um tratamento periodontal. Melhor ainda é evitar este tratamento evitando a placa bacteriana. Fazemos isso com a escovação eficiente após cada refeição e limpezas regulares no dentista para limpar onde a escova não alcançou durante os meses.
Ou seja, temos que nos preocupar com a beleza, mas também com a estrutura periodontal dos nossos dentes.
Imagens: Google imagens